quarta-feira, 5 de março de 2014

Óleo de Tungue

O "Óleo de Tungue" é um óleo secante obtido pela prensagem das sementes da árvore conhecida como Tungue (Vernicia fordii) que é nativa do sul da China , Taiwan , Birmânia , e no norte do Vietnã. A utilização do óleo de Tungue já aparecem nos escritos de Confúcio cerca de 400 a.C. 

O ÓLEO

O óleo de Tungue é de secagem rápida por exposição ao ar e o revestimento resultante é semi-brilhante com cor amarelo-ouro, que não escurece com o tempo e, devido a profundidade de penetração do óleo, a madeira tratada tem uma aparência de estar sempre molhada o que dá uma aparência espetacular. 


O óleo polimerizado é viscoso, penetra bastante na madeira e proporciona uma excelente proteção contra umidade, degradação causada pelo sol e intempéries.
Apesar de ainda pouco difundido no Brasil (muito difícil encontrar no comércio local), o óleo de Tungue já é utilizado internacionalmente há muito tempo para a conservação da madeira e outras aplicações. É o maior concorrente do conhecido "Óleo de Linhaça", porém o óleo de Tungue é superior ao óleo de Linhaça no que diz respeito a proteção da madeira e também pelo seu efeito secativo ser melhor. 

PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE

A madeira deve estar limpa, crua (sem nenhum outro acabamento) e seca. Lixe a superfície com uma lixa de 240. Antes de aplicar o óleo limpe muito bem a superfície da madeira para remover os resíduos.

APLICAÇÃO

Mexa bem o óleo de tungue antes de aplicá-lo. Pode ser diluído com solvente (aguarrás, terebentina, Thinner). A técnica tradicional de aplicação consiste em diluir o óleo e aplicar várias demãos finas e sucessivas com pincel ou uma "boneca" de pano de cerdas macias sem fiapos. Nunca despeje o óleo diretamente na madeira, pois isso poderá manchar a mesma.
Quanto maior o número demãos, maior a profundidade da cor do acabamento. As primeiras demão podem ser diluídas (40% - 50%) para aumentar a penetração na madeira. Mas demãos seguintes diminua a proporção de solvente e aplique a última demão com óleo puro. Trinta minutos depois de cada demão remova o excesso de óleo com um pano seco e limpo, pois o excesso resultará em um acabamento úmido e pegajoso que não seca e esbranquiça. O intervalo mínimo entre as demãos deve ser de 24 horas. Lixe levemente entre as demãos se for necessário. A cura total do óleo sobre o produto pode levar até 10 dias.


0 comentários :

Postar um comentário