terça-feira, 4 de março de 2014

Pederneira


A “Pederneira” é um equipamento muito importante para o meio mateiro e deve-se sempre tê-la por perto em qualquer atividade que demande se fazer fogo. A função da pederneira é fornecer faíscas de uma maneira confiável para iniciar o fogo em várias condições ambientais e com o mínimo esforço. A popularidade das pederneiras se deve ao fato de serem extremamente fáceis de usar e mesmo com pouca prática é possível conseguir gerar faíscas, no entanto, como qualquer atividade de bushcraft é preciso praticar e ter noção dos perigos envolvidos (segurança). 
As pederneiras aqui no Brasil tomaram essa fama toda após a exibição dos programas “A Prova de Tudo” estrelado por Bear Grylls do canal Discovery Channel, onde este diversas vezes utilizava pederneiras para iniciar fogo.  

A pederneira é uma haste cilíndrica feita de um material metálico fabricado pelo homem chamado Ferrocério. Quando uma peça dura e áspera, normalmente uma superfície de aço, é raspada contra essa haste, uma grande quantidade de faíscas a temperaturas de 1650°C são geradas. Normalmente as pederneiras já são fornecidas com um pedaço de aço para se fazer a raspagem, no entanto, você pode utilizar o dorso da lâmina da sua faca, facão ou machadinha (nunca utilize o fio da lâmina para a raspagem – isso acaba com sua afiação).  

É importante dizer que se a lâmina utilizada for feita de um metal com tratamento seletivo e no dorso da lâmina o metal for muito mole, as faíscas geradas serão mínimas ou nenhuma. Assim como, se a lâmina possuir um tratamento de acabamento, por exemplo, pintura,  será muito difícil a geração de faíscas através da raspagem na pederneira. Para se corrigir isso, retire o acabamento do dorso da lâmina com o auxílio de uma lima. 
Muitas vezes também ocorre de uma determinada lâmina não gerar faíscas quando raspada contra a pederneira, isso pode ser devido ao dorso da lâmina estar muito arredondado e/ou polido. É preciso que se tenha uma superfície com cantos de 90 graus (cantos vivos) para um melhor rendimento (maior geração de faíscas). Para corrigir esse problema, pode-se  também utilizar uma lima, criando ângulos retos no dorso da lâmina.

COMO FUNCIONA

Raspando o aço contra a pederneira (haste de ferrocério) pequenas partículas de material são “cortadas” gerando as faíscas e devido às propriedades do metal , a fricção criada é suficiente para inflamar essas partículas. A faíscas geradas a 3000°C são quentes o suficiente para incendiar pequenos gravetos secos. Uma dica seria utilizar o tecido carbonizado como material de apoio, pois este facilita muito a propagação de brasa e consequentemente a iniciação do fogo.

VANTAGENS

Uma grande vantagem das pederneiras é que sua barra de ferrocério tem uma durabilidade muito grande, que dependendo do uso pode durar vários anos. Outra característica muito apreciada é que ela funciona mesmo que molhada, ou seja, pode praticamente ser utilizada em todos os ambientes. Obviamente o material de apoio a ser queimado (algodão, sisal, palha, tecido carbonizado, etc) deve estar seco. Certifique-se de sempre  possuir um material de apoio seco para a iniciação do fogo, pois de nada adianta ter uma pederneira liberando faíscas e não possuir nenhum material seco para iniciar o fogo.

MODO DE USAR

Também vale lembrar que a melhor maneira para conseguir as faíscas é usar a pederneira puxando-a no sentido do seu corpo, mantendo o raspador parado. 
Segurando seu raspador parado (posição fixa), apoie a pederneira sobre o raspador em uma posição perpendicular fazendo um leve pressão e puxe-a no seu sentido do seu corpo ao longo da haste, isso irá gerar as faíscas. Fazendo desta forma impede que você esbarrar acidentalmente no material de apoio (gravetos, algodão, tecido, etc) espalhando-o. Este procedimento também permite um melhor controle e garante que as faíscas geradas sejam mais concentradas e direcionadas diretamente no material inflamável. Raspar a pederneira com o raspador de forma aleatória pode causar um espalhamento das faíscas dificultando a iniciação do fogo.

Sequência de imagens mostrando que a lâmina fica em posição fixa (parada) e a pederneira é puxada no sentido do corpo.

  
  


Fonte: adaptado de http://en.wikipedia.org/wiki

0 comentários :

Postar um comentário